domingo, 22 de maio de 2011

“O Poder Terapêutico do Perdão”


...Trapaceamos, roubamos, cobiçamos, partimos, traímos, separamos, magoamos, criticamos.. Perdemos a cabeça e depois inventamos desculpas. Sussurramos sobre a vida dos outros e nos admiramos por que não conseguimos dormir à noite. Culpamos todos por nossos problemas, mas não somos capazes de encarar a pessoa que vemos no espelho para exercitarmos: o Perdão.

Mais que um simples gesto, ele exprime um traço de personalidade que costuma ser incluído na lista das principais virtudes, capaz de oferecer algo que a outra não merece. Raras, porém, são as vezes em que os benefícios dessa atitude são analisados a partir de outra ótica: aquele que o concede também se favorece, e muito! Podendo produzir efeitos importantíssimos nas dimensões emocional, psicológica e espiritual.

Este poder terapêutico faz o caminho inverso do tradicional para mostrar a força curativa que o perdão possui, e a forma pelo qual influencia a pessoa que se dispõe a concedê-lo e reconhece a dificuldade de lidar e não retribuir uma ofensa na mesma moeda.

No entanto, há uma referência na qual podemos nos espelhar: o Supremo Perdoador, o próprio Deus.

O perdão é uma dádiva que oferecemos a quem não o merece; e este não é sentimento, é uma ordem! E a ordem é que perdoemos como Cristo nos perdoou (Ef 4:32). A atitude de Perdoar começa no coração para depois se manifestar exteriormente. Em sentido profundo, todo perdão, mesmo aquele oferecido a alguém que lhe causou grande mágoa, não é fácil, mas é algo entre você e Deus. As pessoas podem ou não entender ou reconhecer esse 'sentimento'.

Para experimentar o poder terapêutico do perdão, precisamos de duas coisas: Coração sensível e Coragem. Precisamos de um coração sensível para ouvir a voz de Deus. E depois, precisamos de coragem. Pois, o perdão não são para tímidos, mas, sim, para os valentes. Somente os fortes têm a coragem de deixar o passado para trás.

Segundo cientistas britânicos o rancor por não liberar perdão, pode ser causa de alguns transtornos psiquicos, da alma e estar associado ao câncer em diversas partes do corpo.

Ao invés de dizer: “Você tem motivos de sobra para estar com tanta raiva”. Prefira dizer: "Você precisa perdoá-lo completamente”.

Portanto, faça valer essa maravilhosa virtude hoje. Perdoar e ser perdoado.

Pois todos consideramos o perdão uma idéia muito bonita até precisarmos perdoar alguém.

refleção* Deus, não me deixes nunca faltar com perdão. 
Pois é assim que o Senhor é comigo.

william ferreira.



Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário