terça-feira, 17 de maio de 2011

"Descubra Diamantes Por Onde Passar"














Preconceito é uma forma fácil de ter opinião. Não requer esforço, não requer pesquisa, visto que se trata de uma primeira visão que temos acerca de uma determinada realidade.

Um conceito é sempre o fruto de uma elaboração mais trabalhosa da vida, o pré-conceito não. Ele é uma fase primária do conceito. É por isso que quem gosta de pré-conceitos tende a ficar na imaturidade a vida inteira. A vida é sempre assim. Isto porque estamos num constante processo de superação humana, e o que nos move, é este desejo de irmos além...

Deus nos encoraja para um constante aperfeiçoamento de nossa humanidade e para a constante superação dos nossos limites! E então, passamos a compreender o que quer dizer humanização - Retirar os excessos, lapidar as arestas, superar as mesquinharias, os modelos superficiais de análises, são formas concretas de humanizar a nossa vida. Olhamos o outro e o definimos a partir do que achamos sobre ele. Temos uma série de opiniões que resolvemos construir dentro de nós mesmos, e que são frutos de uma primeira ‘visão preconceituosa’. Olhamos e encaixotamos o outro no nosso preconceito. Decidimos que ele é assim, mesmo que nunca tenhamos nos aproximado dele para confirmar o que achamos...

Achamos e perdemos. Perdemos por desperdiçar a oportunidade de superar o conhecimento aparente, e assim quem sabe, ganhar um grande amigo, um grande apoio existencial e por que não um amor... Achamos muitas coisas sobre ele. E por achar tanto, resolvemos não buscar a verdade fundamental, e assim deixamos de ganhar. Talvez esse seja um dos grandes pecados do nosso tempo. O mundo é superficial nas suas análises. Basta flagrar uma única atitude, para que o mundo entregue o seu parecer preconceituoso e definitivo. O machismo em relação a mulher, o racismo, o tratamento a pessoas de diferentes regiões e nacionalidades, o preconceito de orientação sexual, preconceito profissional, preconceito estético... são tantos!

Jesus se opunha radicalmente a esta postura.. Ele gostava de ver além. E alertava os discípulos para este constante cuidado. Ele nos encoraja hoje a paramos de olhar apenas a exterioridade, que dispensamos facilmente as pessoas só porque têm uma aparência ou um histórico que num primeiro momento não nos agrade. 

A beleza da vida consiste em olhar o mundo com "olhos de terceira margem", com os olhos de Jesus. Nem sempre conseguimos, não é verdade? mas não temos que perder este esforço de vista. E então nos deparamos, com a nossa maneira rasa e infecunda de esbarrar nas pessoas, de condená-las àquilo que achamos sobre elas e de impedi-las de nos surpreenderem com sua beleza escondida.

Uma vez ouvi falar que nossa vida é igual garimpo... Não se percebe o diamante numa primeira olhada. Por ser muito parecido com o cascalho, corre o risco de ser jogado fora. Cascalhos e diamantes se parecem. A única diferença é que o diamante esconde o brilho sob as cascas que o revestem. É preciso lapidar. Pessoas são como diamantes! Corremos o risco de jogá-las fora só porque não tivemos a disposição de olhá-las para além de suas cascas. E então, desperdiçamos grandes riquezas de valor!

Saiba, um diamante pode ate estar sujo de barro, mas não deixa de ser diamante. Pessoas não são diferentes... Quando o meu preconceito me impede de ver o diamante, eu me torno um simples cascalho.

Por isso, retire seus excessos, lapide suas arestas, analise-se, surpreenda, aproxime, ame...

 Espero que você descubra Diamantes por onde passar. 



Por William Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário