terça-feira, 26 de abril de 2011

interessArte

Rio 2016 - A marca

De cara nota-se que o logo forma apartir de três 'pessoas' unidas o Pão de Açucar acima, nas cores do Brasil e em total harmonia, além do mais forma 3 letras do nome "RIO". 

Acredito que começando pelas soluções encontradas para a marca, e seus desdobramentos, o Rio poderá alcançar uma projeção internacional muito positiva - junto à mudanças visíveis em questões de segurança e limpeza urbanas, obras necessárias implementadas dentro do prazo e uma política afirmativa que contagie toda sua população. Com o anúncio da nova marca pouco antes da festa de reveillon 2011 bombaram nos blogs e redes sociais os famosos comentários negativos. Assim como foi com a apresentação da marca para o mundial de futebol de 2014, aí sim com críticas muito merecidas.
As possibilidades são grandes quanto as possibilidades de desdobramento da identidade visual, incluindo sua utilização 3D e o fato da forma escultórica poder ser explorada, tocada e vivenciada pelas pessoas.

Não se espera outra coisa dos críticos de plantão a não ser as famosas comparações ou o nivelamento ao que há de mais baixo em matéria de design no mundo. Não sabendo distinguir inspiração de plágio, os mais desavisados vão logo pondo lado a lado a nova marca com logotipos e símbolos onde existem pessoas se abraçando, cores similares ou a idéia de dança, como em "A dança", do mestre Henri Matisse, que pode muito facilmente ter servido de base para a criação. 
Dor de cotovelo? Pessimismo antecipado sobre os rumos dos jogos no Brasil ? Falta do que fazer? De qualquer forma um bom começo no que se refere ao visual dos jogos, pelo menos me parece que em boas mãos.


Um comentário:

  1. Olá Will! Legal ter usado meu texto sobre o assunto e ter citado o blog (interessArte) logo acima da postagem. Faltou só o link, não?!

    abraço e conte comigo,
    Fabio

    ResponderExcluir