quinta-feira, 1 de julho de 2010

"PODA: NOS ENSINA SABEDORIA MILENAR"



"A vida nos jardins nos ensina a sabedoria milenar" 


Plantas precisam de podas para que não ultrapassem os limites estabelecidos. Não houve poda, a árvore avança território que não poderia ter avançado.Árvores crescem sem disciplina. A tesoura de poda é que dará o rumo que a árvore poderá seguir.

É interessante porque quando nós temos a experiência da "poda", ela nos parece muito doída, mas sabemos o quanto ela é necessária quando a árvore do vizinho cresceu do nosso lado. Porém, quando ela está no nosso quintal, ultrapassando para o território do vizinho, talvez não sintamos tanta necessidade dela [poda].

É justamente disso que nós precisamos de vez em quando lembrar, porque quando a vida do outro "cresce" demais "para o nosso lado" e nós permitimos, corremos o risco de que a nossa vida fique sufocada pela do outro. Mas não pode ser assim. A vida tem de ser, o tempo todo, experiência de equilíbrio. 

Um relacionamento só pode dar certo à medida que as partes se respeitam e se complementam, assim como a relação de amizade só pode dar certo quando mantemos os espaços estabelecidos. Mesmo que vez ou outra eu convide você para entrar neste 'território', não significa que, a partir do momento em que você entrou pela primeira vez, que ele é de livre acesso.

Preservar a privacidade do outro é um elemento essencial para que as nossas relações sejam saudáveis. 

*Espero que você viva neste jardim chamado Vida, estabelecendo melhor as suas relações humanas.


pe.Fabio de Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário