interessArte
Rio 2016 - A marca
De cara nota-se que o logo forma apartir de três 'pessoas' unidas o Pão de Açucar acima, nas cores do Brasil e em total harmonia, além do mais forma 3 letras do nome "RIO".
Acredito que começando pelas soluções encontradas para a marca, e seus desdobramentos, o Rio poderá alcançar uma projeção internacional muito positiva - junto à mudanças visíveis em questões de segurança e limpeza urbanas, obras necessárias implementadas dentro do prazo e uma política afirmativa que contagie toda sua população. Com o anúncio da nova marca pouco antes da festa de reveillon 2011 bombaram nos blogs e redes sociais os famosos comentários negativos. Assim como foi com a apresentação da marca para o mundial de futebol de 2014, aí sim com críticas muito merecidas.
As possibilidades são grandes quanto as possibilidades de desdobramento da identidade visual, incluindo sua utilização 3D e o fato da forma escultórica poder ser explorada, tocada e vivenciada pelas pessoas.
Não se espera outra coisa dos críticos de plantão a não ser as famosas comparações ou o nivelamento ao que há de mais baixo em matéria de design no mundo. Não sabendo distinguir inspiração de plágio, os mais desavisados vão logo pondo lado a lado a nova marca com logotipos e símbolos onde existem pessoas se abraçando, cores similares ou a idéia de dança, como em "A dança", do mestre Henri Matisse, que pode muito facilmente ter servido de base para a criação.
Dor de cotovelo? Pessimismo antecipado sobre os rumos dos jogos no Brasil ? Falta do que fazer? De qualquer forma um bom começo no que se refere ao visual dos jogos, pelo menos me parece que em boas mãos.
Olá Will! Legal ter usado meu texto sobre o assunto e ter citado o blog (interessArte) logo acima da postagem. Faltou só o link, não?!
ResponderExcluirabraço e conte comigo,
Fabio